Home / Noticias / JMJ2016: Papa envia saudação aos peregrinos que estão a caminho de Cracóvia

JMJ2016: Papa envia saudação aos peregrinos que estão a caminho de Cracóvia

Francisco vai juntar-se aos jovens, na Polónia, a partir de quarta-feira

Cidade do Vaticano, 24 jul 2016 (Ecclesia) – O Papa enviou hoje uma saudação aos peregrinos de mais de 180 países e territórios que se encontram a caminho de Cracóvia, na Polónia, para participar na Jornada Mundial da Juventude (JMJ), com início nesta terça-feira.

“Por estes dias, muitos jovens de todas as partes do mundo estão a encaminhar-se para Cracóvia, onde terá lugar a 31ª Jornada Mundial da Juventude”, recordou Francisco, no Vaticano, perante milhares de pessoas reunidas na Praça de São Pedro.

Durante o encontro dominical para a recitação da oração do ângelus, o Papa pediu as orações dos católicos para a sua viagem à Polónia, a partir de quarta-feira, onde se vai encontrar com estes jovens e “celebrar com eles e para eles o Jubileu da Misericórdia, pela intercessão de São João Paulo II”.

“Desde já, saúdo e agradeço aos que estão a trabalhar para acolher estes jovens peregrinos, com numerosos bispos, sacerdotes, religiosos e religiosas”, referiu.

Francisco deixou depois um “pensamento especial” a todos os jovens que não vão poder estar presentes em Cracóvia e que “seguirão o evento através dos meios de comunicação”.

“Estaremos todos unidos pela oração”, afirmou.

A tradicional catequese dos domingos tinha sido dedicada ao valor da oração na vida dos cristãos.

“A oração é o primeiro e principal instrumento de trabalho nas nossas mãos”, suntentou o Papa.

A organização das JMJ 2016 anunciou na última semana que mais de 335 mil peregrinos de 185 países e territórios confirmaram a sua inscrição no evento da Igreja Católica; para os eventos conclusivos, ao ar livre, espera-se uma multidão na ordem dos 2 milhões de pessoas.

A delegação portuguesa, com cerca de 7 mil elementos, é a 9ª mais numerosa entre os inscritos, que pela primeira vez na história das JMJ, iniciadas em 1987, incluem peregrinos do Kosovo, Bangladesh, Gibraltar, Mianmar ou Sudão do Sul.

As JMJ nasceram por iniciativa de João Paulo II, após o sucesso do encontro promovido em 1985, em Roma, no Ano Internacional da Juventude.

Este é um acontecimento religioso e cultural que, a cada três anos, reúne jovens de todo o mundo durante uma semana.

A JMJ 2016 realiza-se entre os próximos dias 26 e 31, com o tema ‘Bem-aventurados os misericordiosos, porque encontrarão misericórdia’.

Cada JMJ realiza-se, anualmente, a nível diocesano no Domingo de Ramos, alternando com um encontro internacional a cada dois ou três anos numa grande cidade: em 1987, Buenos Aires (Argentina); em 1989, Santiago de Compostela (Espanha); em 1991, Czestochowa (Polónia); em 1993 em Denver (EUA); em 1995, Manila (Filipinas); em 1997, Paris (França); em 2000, Roma (Itália); em 2002, Toronto (Canadá); em 2005, Colónia (Alemanha); em 2008, Sidney (Austrália); em 2011, Madrid (Espanha); e Rio de Janeiro (Brasil), em 2013.

OC

Fonte: www.ecclesia.pt

Check Also

Mensagem do Santo Padre Francisco para o 51º Dia Mundial da Paz – 1 de janeiro de 2018

MENSAGEM DO SANTO PADRE FRANCISCO PARA A CELEBRAÇÃO DO 51º DIA MUNDIAL DA PAZ 1° …