Liturgia: Igreja Católica em Portugal tem nova edição do Missal Romano.

 
Proposta visa quer ser estímulo para «celebrar e viver melhor a Eucaristia»
 
Fátima, 11 nov 2021 (Ecclesia) – O Vaticano aprovou a nova edição portuguesa do Missal Romano, que vai ter a data de 21 de novembro de 2021, solenidade de Cristo-Rei.
“Esta edição para as celebrações em língua portuguesa deve ser considerada ‘típica’ para a Igreja peregrina em Portugal, oficial para o uso litúrgico, e poderá usar-se após a sua publicação, entrando em vigor a partir do dia 14 de abril de 2022, Quinta-feira da Semana Santa”, informou hoje a Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), no final da Assembleia Plenária que decorreu em Fátima.
D. José Cordeiro, presidente da Comissão Episcopal da Liturgia e Espiritualidade, abordou durante os trabalhos o projeto que levou à tradução.
“A nova edição do Missal Romano será um excelente estímulo para todo o povo de Deus celebrar e viver melhor a Eucaristia”, indica a CEP.
Os bispos discutiram ainda a carta ‘Traditionis Custodes’, do Papa Francisco, sobre o uso da Liturgia Romana anterior à reforma de 1970, “quanto à sua pertinência e aplicação nas dioceses”.
A Assembleia considerou “o forte empenhamento de todas” as dioceses no processo sinodal em curso, tendo como horizonte o Sínodo dos Bispos de 2023, sobre o tema ‘Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão’.
“Ficou decidido que a fase diocesana se prolongasse até 31 de maio de 2022 com a entrega das respetivas sínteses”, anunciou a CEP.
OC

Check Also

Ama a tua vida como se fosse um filho!

Se não deixamos de amar um filho ainda que faça o que julgamos não ser …